sexta-feira, 29 de abril de 2011

Barreado -Paraná

Dizem que é difícil fazer barreado, cá entre nós acho que a única coisa difícil no processo de fazer o tal prato é barrear as panela, de resto... simplicidade é a letra.
Agora é sua vez de me perguntar, o que é barrear.
Pois bem barrear é fechar a panela hermeticamente, nesse caso em específico ela é fechada com uma mistura de farinha e água, não tem nada demais vc faz a mistura e vai colocando sobre a tampa da panela vedando tudo, vira uma espécie de panela de pressão. 
Daí vem a dúvida: 
Se é pra fazer o que acontece na panela de pressão pq então não se usa a panela de pressão? 
Tudo bem, pode fazer na panela de pressão, mas o grande lance do barreado é ser feito devagar, pq as carnes praticamente derretem lá dentro, e todos os temperos são perfeitamente incorporados! Quer fazer em panela de pressão tudo bem mas não vai ficar igual, o que claro, não quer dizer que vai ficar ruim!


Barreado
O que vc vai precisar:
1 1/2 k de carne de segunda, pode ser patinho, músculo, acém cortado em tiras
250g de bacon em tiras
2 cebolas médias picadinhas
3 dentes de alho
2 folhas de loura
cominho,sal e pimenta a gosto
mais ou menos 3 xícaras de farinha de mandioca e água para barrear a panela.

Como faz? 
Primeiramente vc tempera a carne com sal e pimenta, e reserva, coloque então o bacon pra refogar com a cebola e o alho, até o alho ficar douradinho, coloque então a carne, o louro, o cominho e os demais temperos, quando a carne começar a dourar, passe tudo para uma panela de barro, cubra com água, tampe e vede a panela com a mistura de farinha e água. Coloque em fogo muito, muito baixo e deixe lá, por 3 horas. quando passar esse tempo, a carne vai estar praticamente toda desmanchada, pra abrir a panela vc precisa tirar a vedação de farinha que vai estar dura, pra isso vc usa uma faca, mas por favor tome cuidado com tudo nessa hora, pq o vapor da panela tb pode queimar, e muito! Tá pronto.

Barreado se serve com banana e farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário