terça-feira, 24 de maio de 2011

Café Exótico - Kopi Luwak

O mais estranho dos cafés, na minha opinião é esse que descrevo abaixo:

"Kopi Luwak ou Café Civeta é um café produzido com grãos de café extraídos das fezes do civeta. Este processo de coleta de grãos em fezes de civeta acontece na Indonésia e nas Filipinas (onde o produto é chamado de Kape Alamid). No Vietnã existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas.

O civeta seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.
Kopi é uma palavra indonésia para "café", enquanto luwak é o nome local da civeta. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço (cerca de mil dólares o quilo do grão), sendo considerado o mais caro café do mundo. É vendido principalmente para o Japão, na Europa e nos Estados Unidos. Uma xícara de café preparado com Kopi Luwak pode custar 50 libras esterlinas no Reino Unido.
Seu sabor é descrito como "uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés 'comuns'."
Alguns amigos que provaram, pq eu, me desculpem não tenho coragem, descreveram como "é a mesma coisa, só que muito, muito mais caro".
Fico imaginando quem teve a grande idéia de revirar o cocô dos bichinhos, catar os grãos e fazer um cafezinho. O que será que passou na cabeça da pessoa pra fazer isso? No mínimo curioso...

Grãos do café luwak logo depois de excretados
Fala a verdade, vc se sentiria tentado a fazer um café com esses grãos?
Devo ser muito provinciana mesmo!



3 comentários:

  1. Confio na enzima que processa os grãos de café no estômago e no intestino desse animalzinho fofo e eu estou doidinha para provar esse café! Sou do Rio de Janeiro e quando encontrar esse café por aqui, eu vou lá correndo!!! Há alimentos que são produzidos de forma bem estranha ou muito cruel e muitos o ingerem... Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Mah, uma amiga minha conhece um lugar onde vende esse café aqui no Rio, vou perguntar a ela e depois te conto onde fica!
    Beijocas e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super curiosa, coloca aqui onde vende no rio ou em SP!

    ResponderExcluir