sábado, 14 de maio de 2011

Dobradinha, Culinária Brasileira - MG

Depois da chateação do blogger que ficou mais de 24 horas em manutenção, conseguimos fazer um post novo, desculpem o atraso... coisas da tecnologia...
Então seguimos com os trabalhos!

Passei a semana pensando em dobradinha, "culpa" de uma amiga que me pediu pra fazer o prato para a avó dela. Dobradinha é aquele tipo de comida que ninguém passa por ela impune, a pessoa ama pra sempre, ou odeia até pra próxima vida! Junte a isso o trabalho que dá limpar a dobradinha, e é muito... Pronto vc acaba de conseguir um prato que está em franca extinção. Tenho que admitir que já tinha decidido que o estado de hj seria Minas, pensei no pão de queijo (mais batido impossível) quando lembrei que dobradinha era mineira nem pisquei...

Dobradinha com feijão branco


O que vc vai precisar:
1k de dobradinha
200g de paio (bom paio por favor)
4 batatas médias cortadas em 4 ou 8 partes
suco de 2 limões
2 limões fatiados com casca
fubá grosso
4 tomates picados
1 pimentão verde (opcional)
1 cebola média 
salsa e cebolinha a gosto
1/4 xícara de gordura (a ideal é a de porco, mas vá lá pode ser óleo vegetal)
7 dentes de alho amassados
1/2 colher de sopa de urucum
2 folhas de louro
pimenta malagueta ou dedo de moça a gosto
200g de feijão branco

Como faz?
Corte a dobradinha em quadrados de mais ou menos 6 cm. Lave com água e o suco de limão e ferva por 5 minutos, coloque pelo menos mais duas vezes em água fervente, escorra e lave em água corrente, depois disso esfregue os limões cortados e o fubá na dobradinha, lavando sob um fio de água, até ficar bem clara, ou então passe a faca por cima da dobradinha raspando até que ela fique bem clarinha. 
Em uma panela de pressão, refogue o alho, cebola, urucum, sal, tomate, o pimentão, louro e pimenta. Coloque a dobradinha sobre esse refogado, mexa até ela pegar cor, acrescente salsa e cebolinha e cubra de água, feche a panela e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. Quando ela estiver macia, acrescente o feijão branco e  o paio e a batata e cozinhe por mais uns 3/5 minutos. Na hora de servir acerte o sal e decore com tomates picados salsa e cebolinha . 

      *****************************************************************************

A parte complicada de fazer dobradinha com certeza é a limpeza dela, já teve gente que me disse que simplesmente não limpa (ECA!!!!!), é dá trabalho sim, mas é fundamental! 
Oi? Se eu gosto de dobradinha? Amiga... eu adoro!!!












* a imagem eu peguei aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário