sexta-feira, 22 de abril de 2011

Canjica, também conhecido como munguzá

Ainda no clima de comida baiana...

Sexta feira santa lá na cassa dos meus pais e avós sempre foi dia de canjica. Não sei de onde vem esse costume mas adoro canjica, então essa é um daquelas tradições familiares que não faça nenhuma questão de quebrar se bem que não quebro nenhuma tradição familiar.. Pois bem, canjica é coisa simples é leite, milho branco (milho de canjica) e açúcar. Sério é isso mesmo, a canjica básica é assim, mas eu liguei pra vovó e perguntei: "Vó como eu faço canjica?" e é isso a receita de canjica da minha avó agora é nossa!

Canjica da Vó
O que vc vai precisar:
500g da milho branco
1 lt de leite
1 xícara de açúcar (+/-)
1 coco seco médio ralado
1 garrafa grande de leite de coco
4 paus de canela
5 cravos da índia


Como faz?
Primeiro deixar o milho de molho em água de um dia pro outro, no dia seguinte, em uma panela de pressão cozinhe o milho em água com os paus de canela e o cravo, leva mais ou menos uns 30 minutos, dependendo do seu fogo, e da panela pode ser um pouco mais, porém cuidado pra não queimar.

Depois de cozidos, passar para outra panela o milho, e adicionar o leite, o açúcar, o leite de coco, e metade do coco, nesse momento é importante verificar a quantidade de açúcar, porque alguma pessoas preferem que seja mais doce. Deixe cozinhar até o caldo engrossar. Depois de engrossar o caldo, juntar o restante do coco.

Pode ser servida quente ou fria, eu adoro ela gelada, e com uma tiquinho de canela em pó por cima.



Pronto é isso!

Boa sorte, e boa canjica!


P.S: sim, pode colocar leite condensado, e pode colocar amendoim.




*a imagem é daqui

3 comentários:

  1. gostei muito do seu blog e em especial da receita. minha família sempre faz canjica na sexta-feira santa. hoje comi duas versões, na casa da minha vó, só com leite e coco e em casa a que minha mãe fez com amendoim. não sei cozinhar, mas tenho muita sorte com elas q são ótimas na cozinha. mas sei q se come canjica pelo mesmo motivo q não comemos carne neste dia. porque jesus morreu derramando sangue, então em sinal de respeito à isso comemos alimentos mais claros. minha vó diz q quando era criança só se alimentava com canjica neste dia de reflexão, mas sua mãe fazia apenas cozida com água como forma de penitência. não era pra ser gostosa....rs
    beijo e uma ótima páscoa pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Mariah! Obrigada pela resposta a minha dúvida, eu achei mesmo que tinha algo relacionado com jejum, mas sabe quando vc não tem certeza? rs
    Ainda bem que com o tempo ela foi ficando gostosa né? felizmente! rs
    Bem vinda ao blog fique à vontade!
    Beijos e boa páscoa pra vc tb!

    ResponderExcluir