sábado, 27 de março de 2010

Sequilhos e revolta


Já cheguei a mencionar aqui, o quanto eu odeio pessoas que dão receitas "truncadas"?
Pois bem, eu odeio isso! Odeio mesmo!
Não sei bem o que leva uma criatura a fazer isso, se não quer dar a receita, não dê, não precisa nem se justificar, não dê e pronto! Mas pra serem vistas como boazinhas, e "sem querer" "esquecem" algum detalhe!
O que acontece é que você, cheio de boa vontade, pega a bendita receita e vai tentar fazer, separa os ingredientes, o material que vai ser necessário, e dá início ao processo.
Vamos supor que você nunca tenha feito aquele prato, que não conheça os pontos de massas, ou de cozimento.
O que você vai fazer?
Vai seguir o passo-a-passo da receita, se esse passo-a-passo, não estiver correto, ou se estiver mal explicado, adivinhem o que vai acontecer.
Acertou quem disse que não vai ficar como deveria, como foi imaginado, e se tiver uma foto do prato finalizado, nunca vai ser parecido com aquela bendita foto!
Pois bem, agora imagine só se a pessoa que tiver se proposto a cozinhar já achar que não é muito bom de cozinha.
Provavelmente nesse momento ela chega a conclusão de que "não tem jeito, sou péssima mesmo" , e nunca mais vai querer saber de cozinha. =[

O que me motivou a escrever isso tudo?
Explico...
Ontem tive vontade de fazer biscoitos, mais especificamente, sequilhos. Apesar de já ter feito outros biscoitos, sequilhos seria a primeira vez.
Sendo assim, peguei uma receita em uma revista bem bacana todinha sobre biscoitos, que tenho aqui em casa, e lá vou eu. Felizmente eu já tinha feito biscoitos antes, então tinha noção do que fazer. Porque, sinceramente, se dependesse daquela receita eu teria assado pedacinhos de pedra, que estariam grudados no tabuleiro até agora!

Fiz as modificações necessárias na receita, então agora podem fazer sem susto!



Sequilhos
O que você vai precisar:
1 lata de leite condensado
3 gemas (se estiverem muito pequenas, é só colocar mais uma)
100gr da manteiga sem sal
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
raspas da casca de 1 limão
500gr de amido de milho (aqui a receita original pedia 1 quilo, pasmem!)



Como Faz?
Bater o leite condensado, as gemas, a manteiga,o fermento, as raspas da casca do limão e o açúcar, pode ser na batedeira, ou com um fouet, mas tem que deixar tudo bem misturado, tem que desmanchar a manteiga por completo, vale inclusive dar uma aquecida nela!
Depois de tudo batido, colocar o amido de milho, aos poucos, coloca uma pouco e mistura, mais um pouco e mistura mais, vai chegar um momento que você vai ter que tirar da tigela e colocar na bancada, vai colocando mais amido, até dar o ponto que é quando vira uma massa lisa, e compacta, que não gruda na mão. É uma massa bem bonita devo dizer.
Em seguida faça rolinhos com a massa, e corte em fatias de mais ou menos 3 cm de espessura, marque a parte superior com o garfo , coloque em um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno pra assar.

[Preciso contar isso, na receita original, diz pra não untar o tabuleiro, eu estranhei colocar o biscoitinho bonitinho direto no tabuleiro nu... mas... Era o que a receita dizia, eu sei, eu devia ter desconfiado depois do 1 quilo de maizena, mas coloquei, e claro, grudaram todos! tive uma fornada inteira de sequilhos ocos! tudo resolvido com geléia de goiaba, que era o que tinha a mão, para encher os buracos!]

Pois bem continuando...
Cada forno tem sua mania, o meu foram cerca de 15 minutos, a 230 graus, em forno já quente, na receita original fala de 10 minutos a 180 graus. Mas dá pra perceber, eles vão ficando gordinhos e com cara de secos.
Quando tirar do forno, é importante deixar que os biscoitinhos esfriem um pouco pra tirar da assadeira.

Juro que foi muito bacana fazer os sequilhos, deu uma quantidade assustadora, dá pra congelar parte da massa, ou você pode dividir os ingredientes, nesse caso, é só colocar 2 gemas!

Boa sorte gente, se tiverem dúvidas me perguntem que eu respondo com o maior prazer!
beijocas, e boa sorte!

20 comentários:

  1. Nem me fala de receita errada. Que ódio!!!
    O pior, é que pra nós que temos um pouquinho mais de prática, de cara já identificamos isso... Mas tenho dó do tanto de gente que perde tempo, ingredientes e muitas vezes se acha ruim, por conta dessas cagadas jornalísticas/culinaristas.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale em receita errada, outro dia fui eu toda boba fazer biscoitos (por sinal eu amooooo de paixão),pedia uma quantidade de fécula de batata e levou bem mais, depois de tudo isso levei ao forno, quando saiu, estava todo esparramado na forma e duro,(haaa e não tinha gosto de nadae eu ainda colocquei coco) tive que jogar tudo fora, perdi leite condensado, manteiga, etc.....

    Lá no meu blog tem receitas de biscoitos pode fazer sem medo, todas foram testadas e eu com certeza passei a receita direitinho!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Sequilho é algo que me intriga, existem varias receitas, mas nenhuma fica como a que foi postada. Os meus sempre esparramam na forma, mas as fotos mostram aqueles lindinhos sempre quadradinhos e pequenos. Vc sabe como conseguir este milagre? Obgd lpcais@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola, achei mto interessante seu comentário e concordo. Com relação a sua receita não testei mas durante anos fiz varias receitas de sequilhos com maisena e fui frustrada. O sabor é bom mas fica uma bolachona.Estes tempos uma amiga da minha mãe me deu uma receita de biscoitos com polvilho e para minha surpresa era um sequilho. Nunca imaginei sequilho feito com polvilho, nunca mais uso maisena pq este em que se usa o polvilho o biscoito fica cresce e não "derrama" pela forma. Sabe fica no formato em q a gente os modela. lpcais@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei bacana essa receita, olha essa aqui também é muito boa:Receita de Sequilhos de leite Condensado Muito boa, eu fiz e deu certo aqui em casa, vou testar.

    ResponderExcluir
  6. Olá, como descubro se ja está no ponto de desligar o forno, sei que uns são 15 minutos, outros 10. Depende do forno, mas tenho que esperar dourar no fundo deles ou algo parecido?

    ResponderExcluir
  7. Os meus nunca deram certo ! 😔 Tentei por várias vezes ! #frustante

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Danielle e leitores! Passei por isso recentemente. Peguei uma receita de sequilhos de nata no tu.. gostos.. e a segui à risca, mas não deu muito certo. Tb estranhei o fato de que não era necessário untar a forma e como a Danielle, fiquei com um monte de sequilhos ocos. Eles e quebradiços. Vocês podem me dar alguma dica? A receita era o seguinte: 1 xic. chá de nata; 1 xíc. chá de açúcar, 1 ovo, 1 pitada de sal; raspas de limão; 1 colher de sobremesa de fermento; 500 gr de amido. Misturar tudo,colocar o amido aos poucos. Enrolar como para nhoque e cortar. Se a massa não quebrar, é porque está boa. Não precisa untar a forma. :( Depois de assados, grudaram na forma e ficaram ocos (os que consegui tirar inteiros) Alguma dica sobre onde eu (ou a receita) tenha errado? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Poxa compatilhe a receitar por favor ... Eu não consigo sal fazer sequilho :(

    ResponderExcluir
  11. Poxa compatilhe a receitar por favor ... Eu não consigo sal fazer sequilho :(

    ResponderExcluir
  12. Poxa compatilhe a receitar por favor ... Eu não consigo sal fazer sequilho :(

    ResponderExcluir
  13. Oi Daniela, o que faz o sequilho ficar quebrando? Os meus viram farelos o que devo fazer para ficarem mais firmes?

    ResponderExcluir
  14. Os meus sequilho esparramam na forma.. horrivel.. não sei pq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus de leite condensado da babi perdi a receita eu ia vender tive que comer
      Triste

      Excluir
  15. Porque as minhas bolachas de maizena esparramao na forma

    ResponderExcluir
  16. Unknown, a receita está abaixo da foto!!

    ResponderExcluir
  17. Por favor, preciso de uma receita de biscoito de chocolate, fiz uma da isamara que eles esparramar na forma e ficaram duros socorro!

    ResponderExcluir