segunda-feira, 1 de março de 2010

Segredos de Risoto

Fazer um risoto, pode ser algo simples e delicioso, ou um tomento, a diferença reside em detalhes, como todas as coisas simples. Em dias de chuva como hoje, se entregar a cozinha, colocar uma música boa para tocar e preparar um risoto pode perfeitamente ser o ponto alto de um dia.

Primeira coisa
Qualidade dos ingredientes!

Sei que sempre falo disso mas mão tem como um prato ser bom , usando coisas de baixa qualidade. Lembre que é pra alimentar seu corpo.
Dentro desse ponto tenho que contar a vocês que NÃO EXISTE risoto feito com arroz branco comum. O arroz é arbóreo, no máximo carnarolli, de preferência italiano, quando for comprar o arroz você verá que o preço do italiano é o mesmo do nacional e a qualidade meus amigos é, na minha opinião, muito superior.


Segunda coisa
Soffrito

O soffrito, ou seja,
o refogado, a cebola ou alho, refogadinhos no azeite ou na manteiga. Nada de dourar é só o tempo de liberar aromas, a cebola tem muita água, depois que perde esse água ela começa a dourar, nessa hora é que entra o ingrediente principal, o que vai dar sabor ao risoto, seja legume, cogumelos, ervas, carnes ou até queijos.


Terceira coisa
Caldo ou brodo

Água e risoto não se misturam! Você vai usar caldo do início ao fim, seja ele de aves, de legumes, ou de carne, depende do é o seu risoto, aqui cabe uma ressalva, caldos de aves e de legumes são neutros cabem em qualquer preparação de risoto.
Mas não, você não vai usar caldo concentrado! Aquelas coisinhas do mal em cubinhos ou pozinhos.
Você vai fazer o seu caldo, não é nada demais e vale muito a pena, além do que você pode congelar seu caldo por até 3 meses!


Quarto segredo (fundamental)
Mexer

Risoto de verdade, é mexido constantemente, adicionamos uma concha de caldo, e mexemos até que ela tenha sido absorvido pelo arroz, colocamos mais uma concha e mexemos de novo até absorver, quanto mais mexemos mais cremoso ele fica, pq o amido do arbóreo se desprende e se distribui igualmente, ele vai estar pronto quando estiver macio mas sem desmanchar, não é pára fazer uma papa!


Os segredos estão aí, agora cabe uma dica: quando seu risoto estiver lá prontinho e lindo misture uma ou duas colheres de manteiga nele, os italianos chamam a isso de mantecare, e esse toque final dá mais brilho e cremosidade ao risoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário