domingo, 11 de abril de 2010

Pão de ló e Rocambole

Sabe a massa de rocambole? Pois então é essa! Mas além de rocambole ela também é ótima pra fazer várias tortas. Vou colocar aqui inicialmente como a gente faz rocambole depois coloco possibilidades de tortas fenomenais com pão de ló!
Pra fazer pão de ló, é uma "mão na roda" ter uma boa batedeira, mas se você não tiver, dá perfeitamente pra fazer, mesmo sem ela, se tiver um fouet e braços fortes.. rs
Fazer doces é ciência exata, talvez por isso eu quase nunca faça... A medidas estão em peso, mas calma, que eu juro que coloco aqui as equivalências, mas aviso desde já, o ideal é fazer com as medidas de peso!





Rocambole
Massa Básica
O que você vai precisar:

6 ovos (claras e gemas separadas)

60g de açúcar peneirado

45g de farinha de trigo peneirada

7,5 g de amido de milho (maizena) peneirada

60 ml de leite

6g de fermento em pó peneirado






Como faz?

Primeiro bata as em ponto de neve, acrescentar as gemas uma a uma e o açúcar, sem parar de bater. A massa vai dobrar de tamanho enquanto você bate, quando isso tiver acontecido, ela está no ponto.

Desligue a batedeira, e coloque os farináceos pouco a pouco, e agregue delicadamente ao creme de ovos.

Adicione então o leite morno, , misturando delicadamente, pra massa não perder volume.

Pra assar, você vai untar uma forma retangular, com mais ou menos 44 x 22 cm, é a forma "grande", forrar com papel manteiga, untar e enfarinhar levemente o papel, e colocar a massa devagar, e espalhar por igual. É isso mesmo gente fica bem baixinha, lembrem que depois a gente vai enrolar ela.

Coloque pra assar em forno médio, 230 graus, por cerca de 25 minutos.

Como já disse outras vezes, forno é complicado, porque cada um é um... então você precisa ficar de olho pra ver quando a massa tá assada, ela não fica "moreninha" (pelo menos não deveria) então muita atenção nesse momento!

Quando for desenformar, você vai desenformar sobre outra folhar de papel manteiga ou um pano de prato absurdamente limpo, (usa o papel que é mais garantido), vai enrolar a massa com cuidado pra não quebrar e reservar.

Enquanto ela tá lá quietinha pegando forma de rocambole você prepara o recheio.


O Recheio

Gente, recheio de rocambole é uma escolha mega pessoal. Geléias com pedacinhos de frutas, brigadeiro, ganache, creme de confeiteiro, doce de leite... é só escolher!

Recheando o rocambole

Escolheu o recheio?? Então, com todo cuidado do mundo, você vai desenrolar a massa, numa bancada que ela caiba inteira, e passar o recheio nela como se fosse manteiga no pão, porém vai deixar um espaço de cerca de 1 cm, das beiradas, porque quando enrolar, o recheio vai se espalhar e a gente não que que fique escorrido.... O quer? (rs)

Depois de espalhar o recheio, é hora de enrolar, mas isso já sabemos como fazer, devagar e delicadamente, depois de enrolar reserva de novo. deixa lá queitinho por mais ou menos uma hora, pra ficar perfeito.

Após o tempo reservado, é só enfeitar, eu sugiro açúcar de confeiteiro, peneirado em cima do rocambole.

E pronto!


Ok, dá trabalho sim! Mas é bom demais gente. É uma daquelas coisas que depois que está pronta você morre de orgulho!


Qualquer coisa me chama, que eu venho! ;]

Beijo grande, e boa sorte sempre


2 comentários:

  1. Olá,eu adoro cozihar,principalmete doces.Gostaria de saber se vc dá cursos para ensinar determinada culinária doce ou salgada??

    ResponderExcluir
  2. roberta-enfermagem@hotmail12 de julho de 2012 00:08

    Coloquei anonimo sem querer qndo vi já tinha ido rs...
    Meu nome é Roberta de Siqueira!!Se eu pudesse viveria na cozinha!

    ResponderExcluir