quarta-feira, 18 de março de 2009

Quiche de quê?

Adoro quiches, de qualquer sabor, amei cada uma que comi até hoje, desde a Lorraine, que pra ser absolutamente sincera achei meio sem graça, apesar da fama de "mãe das quiches", até a minha preferida, cebolas com shoyu e cheddar, essa é de cair o queixo e passar o resto da semana lembrando...
O que é considero a parte mais fantástica da quiche é a versatilidade dela, pois sabendo fazer a massa básica e o molho, você pode criar quantos recheios sua imaginação permitir. Uma única ressalva, não existe quiche doce! Nesse caso é torta mesmo!
Sendo assim entrego a vocês a receita, do prato que durante toda minha vida achei super sofisticado e parecia tão complicado.


Massa Básica de Quiche
O que você vai precisar:
1kg de farinha de trigo branca
400 gramas de manteiga sem sal
1 ovo inteiro
água q.b.
sal q.b.
Como faz?
Em uma travessa grande, misturar a farinha com a manteiga, eu sugiro ir colocando a manteiga em pedaços pequenos, pois fica mais fácil de incorporar.Em seguida junte o ovo, e misture até que a massa se torne homogênea.


Molho de quiche
O que você vai precisar:
8 ovos
600ml de creme de leite (fresco é claro)
200ml de leite integral
noz moscada
pimenta do reino
sal
Como faz?
Com um batedor de ovos, bata os ovos, e quando eles ficarem homogêneos, juntar o creme de leite, o leite integal, sal, noz moscada e a pimenta. Bater por mais 5 minutos.
Pronto o básico é isso... Com essas receitas em mãos, é só escolher o recheio que vc preferir colocar o molho no recheio (a mistura fica mais para líquida), forrar as formas com a massa e colocar a mistura, por cima colocar queijo parmessão ralado e levar ao forno alto para gratinar.
A quiche da foto, é de 4 queijos, para fazer o recheio eu usei, queijo parmessão (sempre ralado na hora), queijo gorgonzola, cream cheese, e queijo gouda.
Coloquei em uma panela, manteiga, e nela refoguei meia cebola picada, um pouco de creme de leite fresco, e acrescentei os queijos, quando eles derreteram, acertei o sal e pimenta e voilà estava pronto. Aí é só misturar o molho e seguir os passos acima.
Mais uma dica, quando for fazer quiche ou empada de queijo, asse em forno semi-aberto, assim elas não murcham.
;]
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário