sábado, 21 de março de 2009

Leveza faz bem para a alma!


Crepe de chantilly com molho de maracujá

Leveza faz bem pra alma, a combinação de leveza com sabor então é a perfeição, nesse ponto nada ainda se compara aos crepes.

Me perguntaram recentemente qual era a diferença entre crepe e panqueca. E foi aí que pensei, que assim como a quiche e a empada, que nada tão parecido poderia ser tão diferente. Crepes são mais leves que panquecas, mais delicados, e pra quem faz, são muito mais "temperamentais" pois existe o ponto exato de cozimento, que não é tão simples quanto parece. Porém todo o trabalho é recompensado quando você e as pessoas que provam, fazem uma expressão facial de estarem comendo um pedacinho do paraíso.

Então meus caros façam essa delícia em casa e aproveitem a sensação de ter sido a pessoa a oferecer ao mundo um "pedacinho do paraíso". Vale a pena!


O que você vai precisar?
Para o crepe:
2 ovos
125 g de farinha de trigo
300 ml de leite integral
Para o chantilly:
500ml de creme de leite fresco
80g de acúcar refinado
Para o molho de maracujá
2 maracujás
60 g de acúcar
50ml de água

Como Faz?
Crepe:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, até ficar homogêneo.
Fritar em frigideira anti aderente, no primeiro crepe vai ser necessário colocar um fio finíssimo de óleo, muito cuidado com a quantidade de óleo, pois você pode vir a perder o crepe por ter ficado com óleo demais. Sugestão? Passar o oleo com um pincel, é como untar a frigideira.
Colocar uma ou duas colheradas da massa para fritar de cada vez. Lembre que crepes devem ficar finíssimos, então a quantidade de massa é fundamental. Outra delicadeza é o ponto de cozimento, crepe nunca deve ficar dourada (eu sei que vocês já viram douradas por aí, é um erro!!), retire do fogo e reserve.


Chantilly:
Bater o creme de leite com o açúcar na batedeira, até obter a consistência de creme de chantilly. Simples né?


Molho de maracujá:
colocar o maracujá com o acúcar e a água em uma panela ou frigideira de fundo grosso, sem deixar ferver, e fazer uma calda. Coar o molho para retirar os caroços do maracujá, lavar os caroços e reservar.


Como preparar os crepes:
Dobrar o crepe ao meio e ao meio novamente, vai ficar com forma de "leque", rechear com chantilly as duas abas do "leque", por cima do crepe colocar o molho de maracujá, e jogar os carocinhos de maracujá para decorar.



O processo é trabalhoso, concordo, mas não é difícil, e como disse antes vale muito a pena.
Boa sorte!
;]

2 comentários:

  1. Dane amiga eu to bem e vc?
    olha peguei essa receita e vou mearriscar a fazer, se der certo, tiro uma foteenha e t mando, ok? hehehehe
    bjs e tenha uma linda semana p vc e tda sua família.

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmmmm Dani!!
    Vou me inspirar aqui no seu blog...
    Ele ajuda demais as casadinhas! Amei a receita de quiche!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir