terça-feira, 3 de março de 2009

Para recuperar o ânimo no pós-carnaval

Pois é, estive fora por uns dias, peço desculpas a todos que acompanham esse blog pela demora, mas para compensar a ausência, entrego a vocês uma das minhas receitas favoritas. É rápida, deliciosa, cai bem em qualquer ocasião, e sempre agrada a gregos e troianos.
Aproveitem!

Risoto de Gorgonzola e Cogumelos Paris






O que vc vai precisar:
50 g de cogumelo paris cortados em filetes
100 g de gorgonzola cortado em cubinhos
150g de queijo parmessão ralado
meia cebola grande cortada em cubinhos pequenos
90 g de mantega sem sal
1 lt de caldo quente de galinha ou legumes
1 taça de vinho branco
300g de arroz arbório
sal a gosto



Como faz?
Refogue a cebola em uma colher de manteiga, até ela ficar esbranquiçada, cuidado para não dourar.
Depois de refogar a cebola, coloque o arbório e refogue levemente. Depois de refogar, vem a parte mais importante, o fundamental de um risoto é nunca parar de mexer, se você parar ele pode agarrar no fundo ou dourar, o que é um problema.
Sendo assim coloque o caldo de sua preferência (legumes ou galinha) vagarosamente, uma concha de cada vez, para que o caldo imcorpore lentamente no arroz, e vá provando a consistência. A consistência do risoto não é molenga, o arroz precisa estar um pouco menos cozido do que nosso arroz branco do dia-a-dia. Ele não chega a ser al dente, mas não pode ficar cozido demais.
Quando obtiver este ponto, incorpore os cogumelos, a manteiga restante, o gorgonzola, o parmessão, o sal e o vinho. Qaundo todos estiverem incorporados ao arroz, está pronto seu risoto.
Pra finalizar, pique um punhado de salsa bem pequenina e coloque por cima do prato.
P.S.: Risoto não espera ninguém. Ele deve ser servido assim que estiver finalizado.
P.S 2.: Os ingredientes que devem ser usados, são sempre os melhores que seu bolso puder comprar. Não adianta nada você fazer tudo certo e usar um vinho vagabundo, ou um queijo ralado de pacotinho. Vá ao mercado ou a mercearia e compre um pedaço de queijo e rale (ou peça pra ralar) na hora, esse tipo de cuidado levanta qualquer prato.

Um comentário: