domingo, 7 de março de 2010

Risoto de shitake


Morria de medo de fazer risoto, sempre me disseram que era uma coisa “chata”, difícil de acertar o ponto, hoje cada vez que faço um, e faço com uma freqüência grande, se reafirma para mim, que as pessoas só não estavam com paciência de explicar, por isso precisei de 3 post’s pra falar do risoto. Dá um certo trabalho, concordo, mas todas as coisas na vida que valem a pena, dão um pouco de trabalho, e um enorme prazer em ter sido feito.



Risoto de Shitake
Você vai precisar de:


40g de shitake
1 cebola média bem picadinha
2 xíc. (chá) de arroz arbóreo
750/1lito de caldo de frango (receita abaixo)
1 taça (e mais um pouquinho) de vinho branco seco
80g de manteiga
75g de queijo parmesão ralado na hora
Sal e pimenta a gosto




Como faz?
Primeiro de tudo, se o shitake não for fresco, você vai precisar reidratá-lo, é só colocar de molho por meia hora dentro d’água, ele vai ficar macio, e a água vai ficar escura. Retire o shitake e reserve a água. Se ele for fresco você precisa cuidadosamente limpar o cogumelo com um pano úmido. Feito? Então tá! Depois de limpos ou reidratados, cortar o shitake em pedacinhos que nãos sejam minúsculos nem que sejam gigantes, (bom senso aqui cai bem demais)!
Colocar em uma panela de fundo grosso, preferencialmente, e vai colocar a cebola picada para refogar, em metade da manteiga, daquele jeito que falei no post (http://danistrudel.blogspot.com/2010/03/segredos-de-risoto.html), ou seja, sem dourar! Quando a cebola estiver refogada, é hora de colocar o shitake, deixa refogar mais um pouco e coloca o arbóreo, aí sim começa o preparo do risoto! Trabalho braçal gente, mas vai valer a pena, vai mexendo sem parar o arroz, primeiro vai entra no preparo a água que reidratou o shitake (se é que você usou shitake seco) e daí em diante, vai juntando o caldo, concha por concha, coloca uma concha, e mexe até todo o líquido ser absorvido, e então coloca outra, assim por diante até que o grão de arroz esteja macio sem virar papa! Lembra do “al dente” é como tem que ser! Depois da terceira concha de caldo, e antes de estar cozido juntar o vinho, o queijo, o sal e a pimenta. Quando cozinhar, você desliga o fogo e incorpora o restante da manteiga!

Está pronto! Risoto deve ser servido assim que ficar pronto, porque depois vira uma massa estranha e feiosa! É um prato cheio de personalidade!

20 comentários:

  1. Uma vez uma amiga fez um risoto pra mim, foi foda...muito bom mesmo...uma das melhores coisas que eu já comi na vida. Esse também parece muito bom. Quem sabe um dia me arrisco a fazer um! rs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Dani!
    Que linda sua cozinha, o vermelho deu toda a vida! Amei!
    E que união, hein?! Prá quem tinha medo...vc se superou...ficou lindo..e com carinha de saboroso, viu?! Qdo puder...dá uma dica para substituir o caldin de frango...pode ser algum verdin no lugá do franguin? :}
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog !!! Parabèns...vou me inspirar por aqui...bjim

    ResponderExcluir
  4. Vinni, claro que dá pra trocar por verdins!! =]
    Lá na receita de caldo de frango, voce tira o frango, e adiciona, mais 2 talos de aipo, mais um alho poró (só a parte clara, salsa, e manjericão e prontinho, o resto é igual! Seja sempre bem vinda! A propósito você é vegetariana? Ando louca com umas coisinhas do mundo veggie! Logo elas aparecem por aqui!
    Seja bem vinda Junia, obrigada pelo elogio e volte sempre!! =]

    ResponderExcluir
  5. Rô posso te garantir que se sua amiga fez um risoto especialmente pra vc, ela te ama demais! e se ficou bom meu amor, é certeza em dobro se é que isso existe, cuida bem da amiga! Até pq é a única forma que podemos cuidar dos amigos!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  6. Dani,você é espetacular!!Nunca vi ou ouvir uma pessoa explicar tão bem uma receita. Parabéns!Conte sempre comigo para te elogiar e promover.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dani, gostaria de saber se pode servir alguma carne ou peixe com esse risoto.
    Abraços
    Mazinha

    ResponderExcluir
  8. Lenny Obrigada, seja bem vinda e sinta-se em casa!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo poder pode, eu não aconselho mas pode... Se for servir com algo escolha uma carne de vaca.

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe sempre faz os risotos da casa, hoje inventei de fazer sozinha. E não lembrava se o shitake entrava antes ou depois rs
    Obrigada por esclarecer!
    A propósito, acabei de conhecer o blog, e pelo jeito passarei um bom tempo aqui ;D

    ResponderExcluir
  11. Paula seja bem vinda, e esteja à vontade pra opinar, sugerir, a cozinha sempre vai estar aberta pra vc!
    Adorei saber que pude ajudar!
    Bjs e volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog Dani, vc super explica bem! to com um shitake seco aqui em casa e amanhã mesmo ele vira esse risoto!! rs aviso se der certo! beijo

    ResponderExcluir
  13. Dani, fiz o risoto! pelo menos tentei cumprir na íntegra suas ordens! o pessoal de casa gostou, aprovadíssimo, agora só falta falta fazer pro amore!! vamos lá ver! rsrs beijo

    ResponderExcluir
  14. Uhuuuu!!! Adoro quando as receitas dão certo e o público mais seleto (nossa família) aprova! Faz pro amor que tenho certeza que o agradecimento vai ser tudo de melhor! ;]
    beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Achei seu blog procurando a receita! Adorei! Vou tentar fazer também! :-)
    bjs
    Andreia

    ResponderExcluir
  16. Déia, faz sim!! Depois me conta como ficou! Beijinho e seja bem vinda! =]

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Eu fiz, ficou muito bom! Mas sempre pensei que o vinho entrava bem antes na história. hehe colocava depois do arroz,deixava secar um pouco e ai sim depois ia colocando o caldo. Tem diferença?
    bjs
    Andreia

    ResponderExcluir
  18. Acabei de fazer de novo! Hahah sucesso perdura! Acho que a ordem dos ingredientes depende da receita de risoto... né?

    ResponderExcluir
  19. Déia, tem faz diferença sim, pelo menos na minha humilde opinião... Quando vc coloca o vinho ele evapora muito rápido, e parte do aroma dele se perde conforme o caldo vai entrando. Por isso gosto de deixar pro fim. =)

    Sofia, faz sim meu amor! No caso do shitake ele entra no início, se fosse frutos do mar, eles teriam que entrar no final, senão viram pedacinhos de borracha, e não é nada agradável pagar um camarão ou uma lula que cozinharam demais.

    Fiquei muito, muito feliz pelo resultado que vc's tiveram meninas! E risoto é isso mesmo, ela vai mostrando pra gente com o tempo como ele pode ser cada vez melhor! =)

    Beijocas!

    ResponderExcluir