terça-feira, 16 de março de 2010

Strudel de maçã!!!


Só hoje fui me dar conta de que nunca tinha colocado uma receita de strudel aqui, o que é bastante estranho uma vez que o nome do blog, (e meu nome por amor, e maioria de votos) é Strudel.
Vejamos pra quem não sabe strudel é um doce de origem austríca, e não alemã, erro comum aplicado ao doce, e a outras coisas da Austria que na Alemanha ganharam fama, vá saber, pois bem .




Strudel de Maçã
Voce vai precisar de:


350g de farinha de trigo
25g de margarina
1 ovo
30g de açúcar
1 xícara de chá de água
Gotas de vinagre
Manteiga derretida
Farinha de rosca

E pro recheio?
7 maçãs
60g de uva passa sem semente
Açúcar
Açúcar de confeiteiro
Farinha de Rosca
Canela em pó


Como faz ?
Ferva a água com a margarina. Reserve.
Polvilhe a metade da farinha em uma bacia grande, junte o ovo e o vinagre. Misture e junte a água fervente. Coloque o restante da farinha e sove bem até desprender das mãos e formar uma massa bem macia e homogênea. Deixe descansar coberta com uma panela de ferro aquecida por 1 hora.

Como faz o recheio e como monta?
Polvilhe farinha sobre uma toalha, corte uma porção da massa e abra com um rolo sobre a toalha até que ela fique bem fina. Rale a maçã. Estique a massa com as mãos com cuidado, pincele a manteiga derretida, polvilhe a farinha de rosca e disponha a maçã contando um palmo de uma das laterais da massa. Polvilhe as passas, o açúcar e a canela.

Corte as bordas irregulares com uma tesoura e com a ajuda da toalha vá enrolando como se fosse um grande rocambole. Coloque em uma assadeira untada. Pincele mais manteiga derretida por cima e leve ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos. Retire do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva quente.





Dica e substituição (não acostumem não... rs)
Vejamos, essa receita da massa é a tradicional minha gente, mas sei bem o trabalho que dá abrir essa massa, então sem nenhum prejuízo para o sabor do prato, vocÊs pode substituir essa massa por massa folhada comprada pronta! Sim, eu sou contra substituições, mas já fiz dos dois jeitos e em nenhum dos casos sobrou um pedacinho pra contar história! rs
Não fica igual! Nãi fica mesmo! Mas não consigo dizer que um é melhor que o outro! Pos mim diria que são doces diferentes, mas o recheio não deixa!

5 comentários:

  1. Cumadi istrudêl..:]
    Óia q tb achava q era lá da Alemanha...
    Viu como é q é bão cê insiná?! =D
    Nunquinha fiz de nenhum jeito...mas fiquei com vontade agora q ensinou...pq é uma gostosura!
    Mas...bonito assim q nem o seu tinha q ter um pássuápássu, né?! ;)
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  2. Prometo que vou tentar tirar fotinhas do passo-a-passo Vinni! MAs é bem tranquilo mesmo, se fizer com a massa folhada!

    brigada pela visita flor!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adoro strudel, adorei visitar seu blog e já adicionei seu endereço aos blogs que visito e já sou sua seguidora, viu? Aguardo sua visitinha, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adorei seu blog! Tantas delícias... vou aprender muito com vc!!!!!
    Sua seguidora, já sou!
    Se puder, venha me visitar no meu... vai ser um prazer!
    Beijos,
    Dani Zaraya

    ResponderExcluir