segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plágio Não!


Quando alguém decide fazer um blog raramente têm a exata noção de quanto trabalho vai ter, quando percebe isso a pessoa pode:
a) desistir do blog
b) encarar a tarefa e mandar ver
O que ela não pode de forma alguma e se aproveitar de pessoas que fizeram a opção pela segunda hipótese!

Escrever e manter um blog dá trabalho, mais do que isso, dá MUITO trabalho, se você não acha que dá conta, ou simplesmente não quer ter esse trabalho muito mais justo seria desistir. Porque, quando uma pessoa decide fazer o tal blog,  coloca nele coisas que são fundamentais para ela, até porque convenhamos, ninguém faz um blog sobre coisas que não acha importantes.

Existem blogs lindos, super bem feitos, cuidadosos, respeitosos com os outros blogs, e esses eu recomendo amplamente, e (infelizmente) existem pseudo-blogs, que são publicações periódicas de cópias de blogs de pessoas que se empenharam em fazer uma coisa bacana.

Só quem faz um blog com (alguma) seriedade sabe o trabalho que dá, pensar em pauta, pesquisar as informações em fonte confiáveis, fazer as fotos, editar tudo. Pra um dia sem mais nem menos deparar com sua foto, texto, ou ainda (pasmem) suas fotos e textos em blogs alheios! Na maioria das vezes sem crédito algum. o.O
Veja bem sou a primeira pessoa a acreditar que informação deve ser divulgada, mas tb estou entre as primeiras que fazem questão de saber de onde veio a informação.
Mas não para por aí, pra "fugir" dessa situação algumas pessoas copiam textos e fotos de várias pessoas, em alguns casos dá o crédito, e as fontes, e faz um "blog" só com postagens alheias, meus caros, isso também NÃO é um blog, é um livro de corte e colagem! É no mínimo desrespeitoso com quem pegou e gastou seu tempo ali.

Se você quer usar o texto ou imagem de alguém, você PRECISA da autorização dessa pessoa, a cada vez que vc queira usar algo dela. Pode até ser chato fazer isso, mas é como se faz as coisas corretamente!

Boa semana, e logo eu volto com nossa "programação normal". =]

6 comentários:

  1. É ótimo ver como todos os blogueiros estão participando e deixando esse manifesto mais consistente, uhhuu! Logo postarei o meu também!
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  2. Dani!
    Parabéns pelo post. Está muito bom.
    Unidos mandamos o nosso recado. E vou continuar a divulgação pra ver se outros blogs, de outras áreas aderem ao movimento.
    Sucesso sempre!
    Túlio

    ResponderExcluir
  3. Oi gente, eu nem sabia do manifesto e postei essa semana o meu também. Meu blog é um simples caderninho de receitas virtual, onde além das receitas posto também algumas particularidades da minha vida. Vi uma foto minha enfeitando uma receita de outra pessoa e fiquei maluca.
    Pessoal blogueiro, DIVULGUEM.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani! Vim retribuir tua visita e comentário, que me deixaram lisonjeada.
    Teu blog é lindo e muito bem feito, ou melhor, feito com muito amor. Parabéns!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Dani obrigada pela visita, fiquei vaidosa com os elogios, obrigada, vá lá mais vezes. abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Todos os blogueiros agradecem!!!!! É realmente triste, no meu caso, minhas fotos foram usadas por empresas!!! PASMEM!!! Nem foi um pseudo blogueiro q fez.... Nós investimos muito tem, o blog pra mim é como um filho que a gente alimenta todos os dias pra não morrer... bjus e fui!

    ResponderExcluir