A experiência da semana vai ser fazer levain.
O que é levain?
Pois então, levain é um tipo de fermentado natural, que sim, é muito mais sensível do que os fermentos industrializados, sejam eles, biológicos ou químicos.
Como é um organismo vivo, ele precisa ter uma série de cuidados, que tornam seu preparo e manutenção mais delicados e exigem de quem se propõem a fazer o levain tempo e dedicação. A recompensa disso, é ter um fermento que vai dar aos seus pães, um sabor próprio, uma "personalidade", não vai ser igual a nenhum outro pão, pois os fungos que se desenvolvem e cada localidade são diferentes e causam diferentes reações na massa.
Basicamente o levain é farinha e água, para além disso, temos os fatores externos que são de absoluta importância, temperatura, luminosidade, são só alguns dos fatores fundamentais pra que consigamos chegar a um levain saudável, e conseqüentemente um bom fermento e um bom pão.
Fazer o levain como disse, demanda tempo e dedicação, o período até que esteja pronto costuma ser de uma semana. Começo a fazer o meu hoje vai ser o primeiro da minha vida, e conforme for fazendo, vou postando as minhas impressões, por ser algo tão delicado estou contando com a ajuda e parceria de uma amiga querida, uma cozinheira dedicada e competente a Larissa Pedretti do Dedo de Moça , faremos juntas essa experiência seguindo as dicas valiosíssimas do Diego Barreto.
Logo eu volto pra contar como foi a experiência dia-a-dia.
Me desejem sorte. =]
Só pra vocês saberem como é a carinha do levain...
Levain do Diego Barreto, durante o processo de fermentação |
É isso gente, até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário