quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ano novo....Pernil, Lombo? Porco!!

Ahhh o porco... Adoro porco, desde criancinha, sempre adorei. Meu avô nessa época do ano sempre matava um porco pra ceia de natal e ano novo, eu nunca fiquei com pena do porco, nunca chorei por ele, ficava feliz, queria ver a matança, queria ver como ele era por dentro, queria ver como cortava, minha avó habilidosamente aparava o sangue assim que meu avô retirava o facão que deu um único golpe certeiro, direto, firme. Era uma sensação de gratidão de reverência ao animal, não tinha sadismo algum, não tinha crueldade alguma, o animal era tratado com respeito e carinho do dia em que nascia, até o dia da morte. Sempre foi assim, sempre foi lindo.

POr isso mesmo preciso de pelo menos duas receitas de porquinho aqui, uma tradicional, como é feita desde que sou criança, e se não me engano ( e acho que não estou enganada) desde que minha avó era criança.

A outra é de um amigo querido, o Rodrigo, e é sucesso total sempre. Delicioso é pouco!

Assadura de Carne de Porco (da vovó da minha vó)
1,5 kg de porco, as partes adequadas são, o lombo, pernil ou barriga
1 molho de salsa
4 colheres de sopa de azeite

alho amassado
sal
pimenta
vinho que pode ser branco ou tinto


Como faz?
Com o alho amassado, o sal, a pimenta, e o vinho faz-se o tempero onde a carne vai ficar de molho por pelo menos 24 horas, esse tempero deve ser o suficiente pra cobrir pelo menos metade da carne. Como nunca usamos medidas a coisa fica a gosto, vá fazendo o tempero e provando quando estiver bom pra você estará bom para o mundo.
No fim dessas 24 horas, colocar pra assar no forno médio, e seguir virando várias vezes para cozinhar por igual, a carne deve ficar bem passada mas NUNCA seca, pra que isso não aconteça é só fazer uma "vassourinha" com a salsa e ir besuntado a carne com o azeite e o caldo.
Servir com batatas coradas.

Uma coisa que pode ser feita é cobrir a carne com papel alumínio quando for levar ao forno para que ele cozinhe mais rapidamente e por igual, com o cuidado de verificar o assado em 30 minutos, se ao espetar um garfo não sair mais sangue está pronta é só tirar o papel e deixar dourar.


A segunda é a do , que ele gentilmente enviou, e que eu achei tão bem explicada que não mudei nadinha, gente é perfeita, fica delicioso.



" LOMBO RECHEADO
1 peça de lombo
1 limão siciliano
3 dentes de alho amassados
1 maço de rúcula
Sal e pimenta do reino a gosto
Tomate seco a gosto
Mussarela de búfala (opcional)

Bom...vou tentar ser direto sem muita formalidade anjo. Até pq é simples demais. Lembrando que fica muito melhor preparado e deixando no tempero no dia anterior.

Em primeiro lugar vc deve abrir o lombo deixando ele como uma manta que depois vc vai enrolar, tipo um rocambole,  e amarrar  bem firme com barbante, ok? Em seguida eu faço uns cortes na carne e tempero esfregando o limão siciliano, colocando o alho e a pimenta.

Aí é só rechear com a rúcula e o tomate seco e enrolar. Eu fiz uma vez colocando a mussarela de búfala e ficou f**a também.

Outra dica muito boa. Você pode triturar um molho com azeite, vinagre, mostarda, sal, alho e alguma erva que vc goste, deixa o lombo nesse tempero e vá regando com ele enquanto assa.

Ahh quase esqueço tem que assar com papel alumínio por cima por uns 40 minutos e depois tira pra terminar de dourar.

Se vc não quiser fazer o molho, esfrega um pouquinho da mostarda dentro do lombo. Fica ótimo tbm!
Bom apetite!
Amo vc!"

Gente é isso, façam amanhã e deixem de molho no tempero pra assar na sexta! Aposto que seu Ano Novo vai ser um sucesso!

Beijinhos.


P.S.: Fico devendo a foto do lombo recheado, mas em compensação o Rô ficou de tirar fotos do processo inteiro amahã quando ele for fazer o dele, e aí assim que chegar as minhas mãos eu posto aqui.

3 comentários:

  1. Puts...isso me deu uma fome! E na boa, a receita da sua vó parece ser deliciosa!!! Brigado por compartilhar querida! Amo vc!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a vc por compartilhar conosco a sua receita, estamos esperando as fotos!
    beijos querido

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção meu anjo...na parte da receita onde se esfrega o limão e em seguida coloca o alho e a pimenta, ficou faltando o sal!
    Perdão!
    Bjos querida!

    ResponderExcluir