segunda-feira, 1 de março de 2010

Caldos

Caldos são preparações básicas pra quem se aventura nessa delícia que é cozinhar! É um exercício de liberdade! Se livrar dos cubinhos de gordura hidrogenada (a tal gordura trans), dos corantes, acidulantes, saborisantes (essa palavra existe?rs...), e outros antes, é uma conquista!

Parece em complicado, mas juro que é simples! rs

Caldo de frango
O que você vai precisar?

1kg de asas, pés, pescoço e carcaças de frango

1 cebola grande

2 cenouras médias

2 talos de aipo

1 alho poró (só a parte branca)

6 grãos de pimenta do reino inteiro

1 folha de louro

1 bouquet garni

1 colher se sobremesa de sal

3 litros de agua fria



Como faz?

Descasque e corte a cebola ao meio, espete uma folha de louro em cada metade com dois pauzinhos de cravo. Descasque e corte a cenoura em pedaços. Não deve haver vestígios de sangue no frango ou gordura, coloque todos os ingredientes em uma panela grande, a maior que você tiver, e deixe cozinhar em fogo muito, muito baixo, sem mexer nem tampar, até que a água se reduza a metade. Coe o caldo e está pronto pra usar.

Pode congelar por até 3 meses, e dura 3 dias na geladeira!

Ahhhh tá você não tem idéia do que venha a ser um bouquet garni? Então, anota porque isso vai mudar a sua vida. Bouquet Garni é um amarrado de ervas frescas, o tradicional tem tomilho, salsa e louro , mas tem variantes, no meu eu coloco, aipo, alecrim e manjericão também, amarra tudinho com barbante, e coloca lá na panela, é só amarrar a a ponta do barbante no cabo da panela e no final puxar e retirar.

=]

Viu como é lindo e simples?

5 comentários:

  1. Oi Dani,
    menina amo caldos, de todos os tipos, menos de carne vermelha pois não como faz mais de três anos,rsrs.já anotei a receita e mulher meu espírito também é totalmente gay.
    adorei.
    beijos
    beijos

    ResponderExcluir
  2. esses caldos são fenomenais, por conta da praticidade deles. Culinãria vegetariana, é bárbaro, mas tão raro encontrar lugares legais, e quando encontra, caríssimos. Devo fazer um curso de especialização em abril, aí meu bem vc vai adorar as receitinhas novas! ;]
    beijinho

    ResponderExcluir
  3. Ai menina, que finésse você, ai esse negocio de gastronomia é mto elegante! Guria eu sou péssima na cozinha, dá até vergonha de falar. Não sei temperar as coisas, ou fica com 1 kg de sal ou fica sem gosto, cozinho na maior tensão. Ai menina me conta o que é 1 bouquet garni, que é de comer eu já sei! hhuahau Vou ter q vir aqui pegar umas receitinhas e tal, mas não põe esses ingredientes '1 bouquet garni " pq deve ser chic e eu não sei o q é, dá pra substituir por coentro? ahuahuah

    Beijoocaa

    ResponderExcluir
  4. Note que eu li o nome do "bouquet e tal" e já desanimei de ler o resto da receita, taí meu problema, acho q eu n tenho mta paciencia pra cozinhar néannn? rsrsrsrs bJOOO


    Encosto de Bette Davis

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia o que era um buque garni por causa da minha mae! Ela costuma muito fazer para caldos e ensopados mesmo, depois é só retirar o amarrado e o gosto fica maravilhoso sem pedacinhos(louro e alecrim são folhas "duras" né?)

    Beijocas, esse caldo parece ficar bom!!!
    (mas eu tenho preguiça de fazer....rs)

    ResponderExcluir