quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Lanchinho da tarde







Tem coisa melhor do que comer um pãozinho fresquinho, bebendo um café, numa tarde chuvosa?
Talvez, mas um bom pão caseiro, faz a gente voltar a nossa atenção para as coisas simples e deliciosas da vida!
Esses dias fiz um desses pãezinhos, fáceis, rápidos e perfeitos pra comer enquanto bebe um café e conversa com os amigos sobre amenidades.
Massa de pão da Dani

O que vc vai precisar?
1kg de farinha branca
500 gr de farinha integral
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
50 gr de fermento biológico
500 ml de água
60 gr de margarina
4 colheres de sopa de óleo de soja


Como faz?

Misture o açúcar, com a água, e o fermento, mexa até que tudo esteja dissolvido. Depois adicione o ovo, a margarina e o óleo. e por fim vá incorporando as farinhas, primeiro a branca, depois a integral. O segredo de um pão macio e delicioso, é sovar muito bem a massa, depois de sovar a massa, cubra com um pano úmido e deixe descansando por cerca de meia hora, ou até dobrar de tamanho. Divida a massa em 4 partes iguais e asse em forno pré aquecido!


Nesse dia especificamente, eu misturei à massa beterrabas e cenouras - o pão de beterraba é o primeiro e o de cenoura o segundo - muito bem batidas num processador, e passadas por um peneira. Caso você queira incorporar um ingrediente ao pãozinho, para dar um sabor especial, o momento é antes de sovar. É só dividir a massa em quantas misturas vc quiser (no meu caso foram duas) e pronto. Como dividi em duas, quando fui assart dividi cada parte da massa em duas de novo.
Sugiro comer pelo menos um pedaço ainda quentinho, com manteiga!
=]


2 comentários:

  1. :(:(:(

    nem comi pão da Dani....magoei

    lindo, devia estar delicia

    bjos Danii

    ResponderExcluir
  2. Uia!
    Quando vejo intruções de preparo agradeço diariamente por ter uma padaria aqui pertinho! Tão mais fácil (e ok, menos gostoso!). Doído ver essas fotos de pães bem na hora do almoço e não poder sair daqui :/

    Bjs!

    ResponderExcluir