terça-feira, 21 de abril de 2009

Rapidinho

MInibolos de carne recheados








Sabe quando você está com pressa, e uma fome monstra, e não tá afim de comer porcarias do tipo macarrão instantâneo, ou ovo mexido?
Mas só de pensar em se preparar para cozinhar e pensar no tempo que vai levar dá vontade de chorar?


Pois é, noutro dia passei por essa situação, definitivamente queria comer uma comida de verdade, porque convenhamos "miojo" e assemelhados não são extamente comida, mas sem nenhuma paciência de fazer nada.

Lembrei de uma receita antiga, e dei uma repaginada nela. Levou cerca de meia hora pra ficar pronto, incluindo aí o tempo de forno! E o sabor era delicioso!


Minibolos de carne recheados


O que você vai precisar:
250g de carne moída
sal
pimenta do reino
1/4 de cebola pequena
1 dente de alho
aveia em flocos finos (ou farinha de rosca) que baste para dar liga



Como faz?
Coloque a carne em uma travessa e junte o sal e a pimenta do reino
Pique a cebola e o alho o menor que você puder, a idéia é que eles "desapareçam" quando forem misturados a carne.

E sim o alho é pra ser picado e não amassado, e não dá pra usar o alho picado pronto que é vendido em potinhos, é ruim, se quiser vai lá e usa, mas eu não garanto o sabor. Estão avisados!

Junte a cebola e o alho picados à carne moída faça pequenas bolinhas e coloque aos poucos a aveia ou a farinha de rosca até dar liga, e recheie. Enrole a bolinha cuidadosamente e leve ao forno médio, em assadeira forrada de papel manteiga ou papel alumínio por cerca de 15 minutos.


Sobre o recheio e o molho

Eu recheei o meu com cubinhos de presunto, cogumelos picados, e queijo gorgonzola, mas cada um pode fazer o recheio que preferir, só não aconselho a usar ingredientes que soltem muita água, como o tomate por exemplo, pois pode fazer com que as bolinhas abram quando forem assar, ou até mesmo mudar a consistência.

O molho que usei foi um Béchamel, básico dos básicos.

Dicas:
Caso as bolinhas abram na hora de assar, coisa que só vai acontecer se você estiver com o forno alto demais ou tiver misturado um ingrediente "aguoso", você pode jogar mais aveia ou farinha de rosca por cima deles e continuar assando, e claro diminuir a potência do forno.
pronto...
Então queridos, chega de comer porcaria por falta de tempo, ou preguiça!


É simples, é barato, e é bom pra dedéu!

sábado, 18 de abril de 2009

Depois da leveza a doçura

Torta Alemã




Juzinha veio me visitar, e antes da sua chegada avisou, que queria torta alemã, eu que nunca tive medo de desafios na cozinha, disse que faria, vocês não fazem idéia de quanto é fácil, se você não se alarmar. Segredo? Bater, e quando a massa parecer que vai ficar esquisita e você começar a achar que não vai dar certo, começar a ter vontade de jogar tudo aquilo privada abaixo, e ter vontade de chorar, aí você vai saber que está no meio do processo, não desanime e continue batendo a massa, vai voltar a encorpar e ganhar cara e gosto de torta alemã!

De resto, é muito fácil, e como eu já estou avisando do possível susto, nada vai impedir as pessoas que se habilitarem a fazer, de chegarem ao fim, e ter uma torta linda pra oferecer aos que são merecedores desse carinho. Juzinha é merecedora!
=]



O que você vai precisar:

400 gr de biscoito maizena (talvez menos)
2 xícaras de açúcar
250g de manteiga amolecida
3 gemas de ovo
2 xícaras de creme de leite fresco
10 gotas de extrato de baunilha
1 xícara de leite

(Você também vai precisar de uma fôrma desmontável e um fouet (saca batedor de ovos?),caso você não tenha uma batedeira


Como faz?

Molhe os bsicoitos no leite e forre o fundo da forma com eles, cuidado pra não destruir os biscoitos, quanto mais inteiros eles ficarem melhor o resultado final.

Bata o açúcar, com a manteiga amolecida, até ficar meio esbranquiçado, junte os ovos, o creme de leite, e o extrato de baunilha, aqui é a parte que a massa pode ficar estranha, não se preocupe e continue batendo até formar uma massa homogênea deliciosa.

Colocar parte da massa por cima dos biscoitos que estão arrumados na forma, fazer outra camada de biscoitos e colocar outra de massa, cobrir com plástico filme, e colocar na geladeira de preferência de um dia para o outro, mas se a vontade de comer a torta for enorme dizem que em 5 horas já tá boa pra cobrir e comer.



A cobertura

A cobertura da torta alemã é uma camada espessa de ganache de chocolate.
Agora consigo ouvir as pessoas perguntado do outro lado do monitor "que diabos é ganache?"
Ok, ok...


Ganache de chocolate

O que você vai precisar:

1 parte de chocolate amargo
1 parte de creme de leite fresco
1/3 de parte de manteiga sem sal



Como Faz?
Derreta o chocolate com o creme de leite, e quando estiverem encorpados, misture a manteiga e mexa até ficar homogêneo.

Aí é só colocar por cima da torta e servir.

Boa sorte e até a próxima!

;]